O que são decalques em vinil?

Julho 28, 2021 Não Por BrutalVisual

Inicialmente, o termo decalque era sinónimo de adesivo de transferência apenas para porcelana ou vidro e era aplicado sempre com o auxílio de um papel de transferência. No entanto, este conceito evoluiu com o tempo e atualmente, apesar do termo decalque ainda ser utilizado com alguma frequência como sinónimo de adesivo para porcelanas e vidros, este é já muito mais abrangente!
O tipo de decalques que é vendido na Brutal Visual, é o decalque feito em vinil! Este tipo de decalque pode ser aplicado em qualquer superfície limpa, seca e livre de gorduras ou pó. Pode ser aplicado em superfícies lisas ou mesmo em superfícies rugosas, no entanto a aplicação em superfícies lisas é muito mais simples e rápida, enquanto que a aplicação em superfície rugosas ou com relevo pode exigir a utilização de técnicas de aplicação como a quente ou a molhado.

Enquanto que a técnica de aplicação a quente faz uso de uma fonte de calor (secador, pistola de ar quente, etc) para moldar o vinil à superfície de destino e dessa forma garantir uma maior adesão, a técnica de aplicação a molhado faz uso de agua pulverizada na zona da cola do decalque para evitar que este se fixe permanentemente à superfície logo no primeiro contacto. A técnica de aplicação a molhado, permite, enquanto houver água entre a superfície e o decalque, que este seja posicionado corretamente. Assim que estiver posicionado, basta passar uma espátula em cima do decalque de modo a expelir a água e deixar secar por uns momentos.. após os quais a adesão estará completa.
Para melhorar a aplicação a molhado é comum usar-se um pequeno truque.. algumas gotas de detergente de lavar loiça por cada litro de agua pois isto ajuda a melhor posicionar o decalque sem que a cola dele fique ativada.


… dúvidas.. questões? Entra em contacto!

Temos mais artigos para ti..

Se gostas do que estás a ver, então partilha isto nas tuas redes sociais (pode abrir links externos ao portal) :